DIA MUNDIAL DA DIABETES - 14 DE NOVEMBRO
Desde 1991 que no dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes. O objetivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes.
Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.
Em 2007 esta data ganhou especial relevo. No ano prévio as Nações Unidas reconheceram através da resolução 61/225 que a prevalência galopante de diabetes em todo o mundo constituía uma ameaça severa para as famílias, estados membros e para todo o mundo. Por isso, o dia 14 de Novembro passou a ser considerado um Dia das Nações Unidas a ser observado todos os anos a partir de 2007.
O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul desde 2007, ano em que se torna um Dia das Nações Unidas. O círculo representa a união e é um símbolo universal de Vida e Saúde. O Azul representa a cor do céu que une todas as nações da Terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas. O símbolo do círculo azul representa a unidade necessária da comunidade Global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes.
O dia mundial do diabetes e as mulheres
Trata-se de uma campanha que acontece em mais de 160 países, onde há muitas atividades alusivas à data e monumentos são iluminados de azul afim de conscientizar a população da necessidade de prevenção.
Atualmente há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes no Brasil. Há muitos que nem têm diagnóstico, e isso favorece o aparecimento de complicações futuras para a saúde.
Neste ano de 2017, o tema abordado pela campanha é “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”.
Atualmente há mais de 199 milhões de mulheres que vivem com diabetes e estes números estão em frequente crescimento, sendo importante causa de morte em todo o mundo.
Isso tudo é resultado da falta de diagnóstico precoce, bem como, tratamento e cuidados, particularmente em países em desenvolvimento. A tripla jornada exercida pelas mulheres (casa, filhos e trabalho), associados às desigualdades socioeconômicas, as expõem aos principais fatores de risco de diabetes, incluindo dieta e nutrição precárias e inatividade física.
ORIENTAÇÕES PARA UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA
Evitar o excesso de peso:
- Ingerir alimentos em quantidade e qualidade adequados a cada pessoa individualmente;
Evitar alimentos de alto índice glicêmico:
- Utilizar carboidratos ricos em fibras e que forneçam energia lentamente como raízes e cereais integrais em pequenas quantidades;
- Priorizar os vegetais (verduras e legumes) nas principais refeições;
- Incluir oleaginosas por serem ricas em fibras e antioxidantes;
- Incluir frutas in natura no dia a dia, de forma moderada;
Utilizar alimentos com potencial antiinflamatório:
- Temperos naturais e ervas como, por exemplo, a canela, que contém compostos fenólicos que auxiliam no combate ao diabetes;
- Incluir gengibre, abacate e frutas vermelhas com poder antioxidante e antiinflamatório;
- Gordura monoinsaturada (oleaginosas, azeite de oliva, abacate, etc.) e gordura poliinsaturada (ômega-3/salmão, sardinha, atum, chia, linhaça, etc.);
Retire alimentos inadequados:
- Pães brancos, DOCES em geral, frituras, açúcar e farinhas refinadas;
- Alimentos ultraprocessados;
- Refrigerantes e bebidas alcoólicas.
"Gostaria da minha ajuda?"
Alguns benefícios na utilização constante de (Moringa Oleífera Extract) "Chá de Moringa"
- Melhora certas funções mentais, como memória e capacidade de aprendizagem - Fortalece o sistema imunológico, o que faz aumentar as defesas do corpo - Melhora as articulações devido ao seu efeito anti inflamatório - Baixa os níveis de glicose / Emagrece / Reduz Colesterol - Reduz a pressão arterial elevada / Combate a asma - Combate a anemia pelo seu alto teor de ferro - Estimula o crescimento do cabelo - Fortalece os músculos e ossos - Proporciona energia (Vitalidade) - Embeleza e regenera a pele - Protege o fígado e os rins
Veja a lista de propriedades de seus fitoativos naturais:
- Reduz a Glicose e o Colesterol Ruim / Controla A Hipertensão Arterial - Combate Inflamações / Reforça o Sistema Imunológico - Estimula o funcionamento Cerebral - Previne Anemia devido ao Ferro - Ajuda no crescimento Capilar - Melhora a Asma
Este é um blog de notícias sobre diversidades e inclusive de tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.